Você já parou para pensar que mobilidade urbana pode ser um fator a ser considerado na hora de expandir a sua rede? Pois é, a maneira como as pessoas se locomovem pode influenciar na sua estratégia de abertura de lojas.
Nas grandes metrópoles, estacionamentos rotativos já não são suficientes para a movimentação diária da população. Diante disso, considere aderir a uma tendência mundial: o incentivo ao uso da bicicleta.
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Nem todo mundo sabe, mas para alguns municípios existem legislações que tornam obrigatória a instalação de um estacionamento de bicicletas em centros comerciais.
Além de estimular esse meio de transporte não poluente, a obrigatoriedade acaba promovendo a experiência do ciclista como consumidor.
É o que vamos abordar neste post. Mas antes, descubra como aprimorar sua estratégia de expansão e entender seu público. Clique no banner abaixo e faça o download gratuito do nosso material.
Pois é, disponibilizar bicicletários ou paraciclos pode não ser uma simples cordialidade aos amantes da bike.
Em São Paulo, as leis 13.995/05 e 14.266/07 determinam a criação de estacionamento de bicicletas em locais abertos à frequência de público. Isso inclui centros de compras, shopping centers, supermercados, instituições de ensino, bancos e indústrias. Leis semelhantes foram adotadas em Brasília e Campo Grande.
A iniciativa tem baixo custo e muita eficiência, principalmente levando em conta o volume de consumidores nos estabelecimentos, já que é possível acomodar até 10 bicicletas onde haveria apenas uma vaga para carros.
É possível optar pelo paraciclo – aquele suporte fixado na faixa de serviço da calçada – ou pelo bicicletário, área cercada onde há um conjunto de paraciclos. As vagas devem estar o mais próximo possível da entrada do estabelecimento, com sinalização de uso exclusivo.
Já existem empresas especializadas em fomentar esse serviço para ciclistas. O investimento varia de R$ 200 a R$ 1 mil, dependendo do tipo escolhido.
Se a sua estratégia de expansão de negócios contempla um dos municípios que citei acima, não encare a obrigatoriedade como um obstáculo, mas sim como um diferencial.
A onda das magrelas tem estimulado o varejo a apostar na instalação de bicicletários para atrair e fidelizar consumidores. As estruturas se tornam um atrativo, pois estimulam o retorno dos ciclistas ao seu estabelecimento. É sobre o que falarei a seguir.
Um estudo realizado pelo Instituto Ibope e pela Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET), em 2016, registrou aumento de 66% no número de ciclistas em relação ao ano anterior.
Mas o que motiva as pessoas que pedalam pelas ruas? Qualidade de vida, adesão à mobilidade sustentável e fuga do trânsito caótico são alguns fatores.
Outra pesquisa também de 2016, realizada pelo site de empregos Vagas.com, com mais de 3 mil pessoas de 10 capitais brasileiras, apontou que são consideradas vantagens para o uso da bike o exercício físico (68%), a saúde (60%) e a redução da poluição (59%).
Portanto, a instalação de bicicletários é uma forma de associar a sua rede à mobilidade urbana, fazendo com que ela seja reconhecida também pelo propósito socioambiental.
Consequentemente, suas unidades atrairão consumidores que prezam pela qualidade de vida, grupo que cresce cada vez mais.
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Estabelecimentos comerciais que oferecem vagas para bikes podem ganhar novos clientes, que passam a frequentar locais que antes não visitariam, seja por opção ou falta de conveniência.
Afinal, o ciclista se sente valorizado e bem-vindo no ambiente. Pense nisso!
Vai aqui uma dica valiosa principalmente aos profissionais de operações: para descobrir o quanto a instalação de bicicletários pode ser lucrativa, o primeiro passo é analisar o entorno do ponto comercial.
É legal verificar, por exemplo, se o número de ciclovias na região do ponto é significativo. Lembre-se que antes de estacionar a bike é necessário transitar pelas vias. Por isso, é interessante verificar se há malha cicloviária interligando às lojas.
O fluxo de pessoas é essencial para justificar a abertura de uma unidade, não é mesmo? E os bikers, hoje, principalmente no contexto das grandes cidades, também devem entrar nessa conta.
Entender o perfil do consumidor ao redor das lojas também é importante. Avalie a faixa etária da população local e a presença de pessoas que consomem durante o dia.
Na cidade de São Paulo, por exemplo, a faixa etária predominante de quem usa bicicleta é entre 25 e 44 anos, segundo pesquisa realizada pela associação Ciclocidade.
Analise também outras características que compõem o perfil dos ciclistas: classe social, escolaridade e estilo de vida. Mas essas são apenas sugestões. Você deve avaliar o que é mais relevante para o seu negócio.
Se dentro das regiões possíveis para expansão você encontrar presença de consumidores com esses atributos, vale a pena apostar nos bikers como parte do seu público-alvo.
E você ainda pode ir além, criando estratégias para cativar e fidelizar clientes. Já existem estabelecimentos “bike point”, ou seja, amigáveis para quem anda de bicicleta.
Prove que a sua rede realmente apoia o uso da bicicleta, oferecendo um tratamento diferenciado. Distribua brindes e descontos para quem chega à sua loja de bike.
Considere que esse público costuma pedalar em grupo, então essa estratégia pode atrair vários consumidores.
Se os ciclistas passarem a representar um percentual considerável da sua clientela, vale a pena investir um pouco mais e “turbinar” o seu estacionamento de bicicletas.
Garanta que o acesso ao bicicletário e a saída dele não sejam compartilhados com os automóveis, protegendo os ciclistas do tráfego motorizado.
Invista na cobertura do teto, para que os clientes não fiquem expostos à chuva, e instale um controle de acesso, reforçando a segurança. Lembre-se: ciclistas tendem a priorizar os locais onde possam deixar as magrelas sem preocupação.
E vale ainda um plus: tenha em mãos um kit básico de reparos e bomba para pneus. Os amantes das bikes irão agradecer e provavelmente voltarão à sua loja.
Viu só como entender o público de cada região pode transformar o que poderia ser uma obrigação legal em um fator de atração?
Se você tem como desafio a abertura de novas lojas ou até mesmo potencializar a performance daquelas já em operação, considere a instalação de bicicletários. Transforme suas unidades em “bike points” e saia na frente da concorrência.
Depois, comente aqui no blog os resultados que alcançou, ok?
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